Dentro do mundo dos negócios, coaching e autodesenvolvimento, a Programação Neurolinguística – mais conhecida como PNL – tem se tornado uma das abordagens de metodologia mais procurada. O seu alto crescimento está diretamente relacionado com a busca de entender como os comportamentos humanos são modulados, principalmente os de sucesso.
Assim, vivendo em mundo cada vez mais acelerado, com mercados competitivos, é comum encontrar pessoas mais ansiosas, buscando também a PNL como estratégia para construir suas próprias soluções e melhorar suas emoções e seus relacionamentos. É por meio do gerenciamento de emoções que ocorre um grande impacto na produtividade e no desenvolvimento em todas as áreas da vida.
O que é Programação Neurolinguística (PNL)?
De forma objetiva, a PNL é a prática de entender como as pessoas organizam seus pensamentos para realizar tarefas específicas ou apenas para ter determinados comportamentos. Tudo isso também se desenvolve por meio de sentimentos, decisões e emoções.
Porém, quando buscamos pelo significado dessa metodologia, é importante entendermos o que essas palavras (programação, neuro e linguística) significam de forma isolada, mas dentro do mesmo contexto. Confira a seguir um pouco sobre essas três palavras que compõem a PNL.
- Programação: É o termo utilizado para fazer uma comparação com o cérebro e o computador. É a partir dele que vamos programando sentimentos, linguagens, aprendendo e anexando informações.
- Neuro: É a parte humana que conta com os caminhos neurológicos para captar as informações externas e organizar na mente; é onde se encontra o caminho dos cinco sentidos (olfato, audição, visão, tato e paladar).
- Linguística: É por meio da linguagem que nos comunicamos, temos pensamentos e nos comportamos. Existe uma estrutura linguística na mente que produz resultados.
Como surgiu a PNL?
A Programação Neurolinguística foi desenvolvida e descoberta, prioritariamente, pelos estudiosos John Grinder e Richard Bandler, mas conta com outros nomes na fundação deste conceito. De forma mais breve, foi no início dos anos de 1970, na Universidade da Califórnia, que esse grande grupo iniciou a sua busca por esse conceito.
Eles tinham o intuito de descobrir qual era o padrão que havia por trás da excelência de comportamentos das pessoas. Buscaram entender o que os grandes psicoterapeutas faziam para que tivessem resultados extremamente satisfatórios e avançados sobre seus pacientes.
Por meio de uma observação constante e direta de análises de vídeos, Grinder e Bandler foram registrando as estratégias mentais, de comunicação verbal e não verbal, que os profissionais tinham e que davam sucesso. Identificaram que havia padrões, procedimentos e técnicas que eram reproduzidos. Assim, conseguiram fazer um padrão eficaz de comunicação e ensinar para outros.
Como funciona a Programação Neurolinguística?
Entendo um pouco melhor sobre a origem dessa abordagem, é possível dizer que ela funciona como se fosse um manual de instruções de como a mente humana capta e registra informações por meio dos cinco sentidos. A ideia é que seja possível compreender como uma pessoa tem alguma ação, por qual motivo tem essa ação e como ela realiza a tarefa.
Com isso, a PNL busca fazer com que esse processo possa ser replicado para outras pessoas, para que elas realizem as mesmas ações e obtenham os mesmos resultados. No entanto, para que esse objetivo seja alcançado, a PNL conta com algumas técnicas e metodologias. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas a seguir.
Ancoragem
Essa técnica se dá quando ocorre um processo de associação de reações internas e algo que gere o gatilho dessa reação. Ou seja, como sugere o nome, a ideia é que a pessoa apoie uma imagem positiva para restabelecer seus sentimentos e emoções.
Exercícios de respiração
Esse método da PNL talvez seja um dos mais comuns. Ele busca estabelecer foco e calma através da respiração, assim como na meditação. Por exemplo, quando utilizada essa técnica, é possível amenizar quadros de ansiedade.
Rapport
Essa técnica serve para que a pessoa crie uma conexão rápida e imediata com um outro indivíduo ou grupo. Assim, o intuito dessa técnica faz com que as pessoas tenham maior confiança na relação entre ambos.
Metáforas
A PNL utiliza essa figura de linguagem com o intuito de que a pessoa estabeleça novas comparações que não eram explícitas antes, usando os conteúdos ocultos no inconsciente.
Metamodelo de linguagem
Essa técnica utiliza uma série de perguntas para fazer com que a pessoa saia da sua estrutura superficial (que nos expressamos diretamente) e acesse a mais profunda (onde ficam os filtros). Assim, busca entender a intenção por trás de um sentimento.
Espelhamento
Essa técnica do espelho para a PNL trata de reconhecer e moldar o indivíduo ou grupo que esta metodologia está sendo aplicada. Assim, tem como objetivo principal a seleção de palavras baseadas no senso apropriado, causando assim uma maior objetividade e melhor harmonia.
Metodologia Disney
Inspirada em Walt Disney, essa técnica faz com que a pessoa coloque em evidência o maior plano de sua vida e coloque em teste por meio de três estilos diferentes de pensamento. Assim, será possível saber se a ideia é robusta, abrangente e realista o suficiente.
Linguagem Hipnótica
A linguagem hipnótica permite um aumento da capacidade emocional, facilitando lidar e gerir determinadas questões como a ansiedade e o stress, além de auxiliar no desenvolvimento pessoal.
Movimento Ocular
Ao aprender, lembrar de algo ou refletir, a PNL usa o provável movimento dos olhos para determinar se uma pessoa está usando imagens, palavras, sons ou pensamentos construídos.
As vantagens de usar a abordagem da PNL
É possível ver diferentes campos que permitem a aplicação da metodologia de programação neurolinguística. Assim, é uma ferramenta frequentemente utilizada para o desenvolvimento pessoal, a prática possibilita uma projeção positiva em diversas facetas da vida.
A abordagem utilizada na PNL garante assistência para ajudar uma pessoa a se tornar consciente dos padrões inconscientes que são expressos na linguagem por meio dos nossos sentidos. Assim, é possível mudar esses padrões quando eles são percebidos.
O treinamento com a PNL ajuda o indivíduo a desenvolver uma compreensão mais clara de seus objetivos e o torna consciente de seus princípios morais atuais, que orientam seu comportamento e oferecem alternativas para possíveis mudanças no estilo de vida.