Existe um curso de Comunicação não-violenta?

Pessoas reunidas em escritório conversando

Quando falamos de comunicação, algumas pessoas pensam ser algo simples, que é apenas sobre linguagem, que é o se comunicar com a fala, mas não é apenas isso. A comunicação pode ser feita de várias maneiras, que podem gerar uma boa construção na relação ou não, seja ela pessoal ou no âmbito do trabalho.

A Comunicação não-violenta (CNV), por exemplo, chegou com o intuito de fazer com que você saiba se comunicar com mais empatia e assertividade com qualquer pessoa. As abordagens trazidas pela CNV são úteis em diversos aspectos da vida de uma pessoa e por isso muitas buscam fazer cursos para aprimorar suas habilidades de comunicação.

O que é Comunicação não-violenta (CNV)?

Trazendo de forma mais breve, a CNV se trata de um estudo feito por Marshall Rosenberg que trata a comunicação como uma forma de alcançar a paz e intensificar o caráter humano, ainda que exista algum tipo de intercorrência. Esse tipo de comunicação consegue desenvolver e ampliar habilidades na linguagem em qualquer pessoa que deseje aprender e colocar em prática.

Dois homens discutindo em escritório
Mesmo que haja alguma intercorrência, a comunicação não-violenta garante uma conversa saudável

Essas habilidades de linguagem trazidas no método de CNV tem o objetivo de garantir respostas mais pacíficas em meio a uma comunicação entre receptor e mensageiro. A CNV traz alguns métodos específicos para se melhorar a comunicação entre as pessoas, baseadas em quatro etapas, sendo elas as seguintes:

  1. Observar e ouvir: A primeira etapa de observação é uma das mais importantes no processo, pois você sempre deve considerar o contexto de cada acontecimento.
  2. Sentir e indagar: A segunda etapa se faz necessário olhar de forma mais clara para os sentimentos, trocando o achismo pela forma como você realmente se sente.
  3. Necessitar e compreender: A terceira etapa mostra que quando alguém expõe a sua necessidade conscientemente, há mais chances de serem atendidas.
  4. Pedir e argumentar: Por fim, a quarta etapa trata de fazer pedidos com clareza, após manifestar o que está sendo observado, é preciso pedir.

Como posso aprender sobre Comunicação não-violenta?

Pode parecer estranho considerar aprender a respeito da comunicação, não é mesmo? Muitos pensam que saber falar, entender o idioma e transmitir uma mensagem é o suficiente. No entanto, a verdade é que não é bem assim, principalmente observando a correria que as pessoas vivem no dia a dia e no trabalho.

Quando temos o intuito de melhorar a nossa fala e a nossa forma de falar, é claro (e talvez mais conhecido) que existem cursos de oratória e até mesmo teatro que vão te ajudar a melhorar essa sua habilidade, mas a CNV é diferente. Os cursos de Comunicação não-violenta vão pegar essa sua boa oratória e fazê-la com que se torne assertiva, empática e talvez mais útil para o seu trabalho.

São inúmeros os benefícios que uma pessoa ganha ao, pelo menos, ter mais conhecimento sobre a CNV. Sendo assim, se uma pessoa tem em vista fazer um curso, ela consegue impulsionar diversos aspectos de sua vida, em todas as relações. É possível encontrar diversos cursos online sobre CNV, desde o mais básico, aos mais avançados.

Como funcionam os cursos de CNV?

Como já mencionado acima, se você buscar pelo curso de Comunicação não-violenta, é possível encontrar bons cursos online, com o conforto de assistir da sua própria casa e ainda receber certificações por eles. No entanto, também é muito importante que você saiba entender a procedência do mesmo e saber se o professor tem as competências necessárias para te passar esse conhecimento.

Para entender se o professor do curso que você deseja fazer está apto para te ensinar, primeiro é bom você checar os diplomas e especificações que o mesmo tem. Com isso, você pode escolher qual o melhor profissional e que realmente te ensinará tudo do conteúdo e, talvez, da melhor forma. Além disso, se for da sua vontade, confira a veracidade da certificação que o curso oferece, se for o caso.

Homem palestrando para audiência
É importante verificar o conteúdo do curso e a certificação do profissional para escolher a melhor formação em comunicação não-violenta

Quanto custa um curso de CNV?

Quando pensamos em cursos, treinamentos, valores e cargas horárias é possível encontrar várias quando pesquisado na internet, inclusive cursos de graça. No entanto, os valores vão depender muito conforme a carga horária e profissional que entrega este curso.

É possível encontrar vários cursos básicos na internet que são gratuitos, com aulas gravadas, e com carga horária baixa de 4 horas ou até mesmo uns de 8 a 10 horas que entregam até certificado de participação. Mas também é possível encontrar alguns treinamentos com valores em torno de 300 a 400 reais que inclui aulas ao vivo com profissionais super qualificados.

Para quem é indicado o curso de CNV?

O curso de CNV é recomendado para todos que têm o intuito de melhorar a sua forma de se comunicar, a fim de criar relacionamentos melhores, produtivos e com confiança, seja pessoal ou profissional. Ou seja, o curso de CNV é indicado para qualquer pessoa, sem haver a necessidade de formação ou segmento específico.

Porém, se você é uma pessoa que ocupa um cargo de liderança e deseja direcionar as abordagens da CNV para a sua equipe, buscar um curso ou uma consultoria é o ideal. A CNV será excelente para o ambiente de trabalho, melhorando todos os aspectos de desenvolvimento e rendimento de trabalho do ambiente.

Por que devo aprender CNV?

Os tempos estão mudando, o mercado e os modelos de trabalho também, assim como as habilidades mais valorizadas pelas empresas. Assim, se você acredita que na sua vida pessoal você não precisa aperfeiçoar a sua forma de se comunicar, talvez no ambiente de trabalho você terá muitos frutos. 

É inquestionável que a Comunicação não-violenta, atualmente, está presente de forma direta ou indireta na forma como as lideranças devem e se comunicam com a sua equipe. O rendimento do trabalhador aumenta e você se desenvolve ainda mais com um verdadeiro líder. Esse é o verdadeiro desejo das organizações atualmente, buscando cada vez mais afastar a ideia de uma liderança agressiva.

Mulher sorrindo em consultoria com cliente
Fazer um curso de comunicação não-violenta pode ajudar a conseguir melhores oportunidades no trabalho

Além disso, não podemos deixar de citar que as abordagens trazidas pela CNV são ferramentas incríveis para você aplicar no seu dia a dia e melhorar as suas relações. É impressionante como uma relação pode mudar com algumas simples técnicas na sua linguagem. Não só a relação melhora, como você se sente melhor. Que tal aplicar na sua rotina? 

Scroll to Top